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WhatsApp: 5 dicas para fidelizar clientes pelo aplicativo

Presente em 70% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp pode ser seu cúmplice na hora de fechar negócios. Se você quer dar um salto nas vendas do seu salão de beleza, esse post é para você!

 

Com os avanços da tecnologia e a facilidade que ela nos trouxe, o comportamento de compra das pessoas também sofreu algumas mudanças. Atualmente, ter sua marca/produto nas redes sociais se tornou obrigatório.

 

E por que não usar a internet ao seu favor? É isso que muitas pessoas têm feito, como estratégia para alavancar seu negócio no meio digital.

 

O WhatsApp tem ajudado muito nisso! Segundo pesquisas realizadas pela Conecta, o WhatsApp é o aplicativo mobile mais utilizado no Brasil. Milhares de empresas já estão gerando vendas por meio dele.

 

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“Segundo uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil, em parceria com o Sebrae Nacional, o WhatsApp é o quinto canal mais utilizado para atendimento de pré e pós venda”

 

Como criar estratégias específicas no WhatsApp?

 

Separamos alguns recursos que podem ser usados especificamente para o aplicativo. Por mais que não pareça, o WhatsApp possui diversas ferramentas que podem ser seu aliado na hora de criar estratégias para o seu negócio. Dê uma conferida em nossas dicas:

 

1) Invista no SAC

 

 

O Serviço de Atendimento ao Cliente, conhecido também como SAC, é uma das formas mais eficazes para fidelizar as suas clientes.

 

Com ele, você cria vínculos, esclarece dúvidas, passa mais confiança e constrói uma imagem positiva da sua empresa.

 

Falar com a sua cliente pelo aplicativo e muito fácil, uma vez que ela já está familiarizada com a plataforma e não possui dificuldades para usar os recursos.

 

Além disso, um ponto muito favorável com o uso do WhatsApp é, por ser uma conversa de texto, o atendente pode trabalhar melhor no seu jogo de cintura para conquistar o consumidor.

 

E não podemos deixar de utilizar a ferramenta de áudio para essa finalidade, pois uma mensagem em áudio conecta mais e te deixa mais próximo da sua cliente. Como uma conversa de amigas.

 

2) Promova conteúdos e ofertas

 

Quando você possui um relacionamento com seu possível cliente, fica mais fácil a maneira como você pode se aproximar dele.

 

O ideal nesses casos é que haja uma comunicação frequente e eficiente (respeitando SEMPRE o espaço do cliente) e evitando fazer spam.

 

Os recursos de multimídia do aplicativo podem te ajudar, sabia? Imagem, vídeo, áudio, localização: use, mas não abuse! Não deixe suas clientes chateadas por mensagens chatas.


Dê dicas, crie cards criativos, mostre seu trabalho, faça vídeos das produções ou até mesmo mande a localização (fornecida pelo WhastApp) para que o cliente encontre seu salão de forma rápida.

 

3) Gere audiência para outras mídias

 

Se o seu objetivo é que as pessoas visitem seu site, conheça seu perfil no Instagram ou Facebook, e até mesmo visite seu estabelecimento, nós temos uma notícia para você: É, sim, possível gerar audiência do WhatsApp para outras mídias.

 

Mas fique atento: o que definirá que esta estratégia tenha sucesso, depende do quão engajado seu cliente está com sua marca!

 

Uma ferramenta super prática para fazer isso é o cartão de visitas digital, que possui botões clicáveis que sua cliente pode encontrar os seus canais com muito mais facilidade.

 

4) Faça uma planejamento

 

Se você busca estratégias para as mídias sociais, deve saber que planejamento é a base de tudo. E com o WhatsApp não é diferente!

 

Utilizar o aplicativo como abordagem de venda deve ser muito bem planejado. Caso contrário, fica fácil enviar mensagens sem qualquer filtro, gerando dispersão e irritação nos usuários.

 

Não seja invasivo! Estabelece quais conteúdos serão enviados e qual a periodicidade das mensagens. Esse fator é determinante para que a cliente te veja como uma empresa séria e não apenas uma pessoa que vive mandando propaganda.

 

O ideal é planejar uma estrutura de mensagem que gere conexão com o cliente e principalmente, provoque o desejo de querer saber mais sobre o seu trabalho.

 

5)  WhatsApp Business

 

A nova ferramenta do WhatsApp permite que você crie um perfil empresarial, com informações sobre o seu negócio. Alguns recursos podem facilitar a comunicação com seu cliente, no dia a dia:

 

  • Mensagens de saudação ou de ausência quando não for possível responder imediatamente;

 

  • Mensagens rápidas para perguntas frequentes;

 

  • Estatística de mensagens para avaliar a eficiência do serviço;

 

Assim como é importante ter uma página no Facebook e um perfil comercial no Instagram, baixar a versão business no WhastApp é mais uma forma de manter o profissionalismo da empresa!

 

Caso você não saiba como utilizar esses recursos, você pode separar um tempinho para aprender sobre eles pelo youtube ou também através de cursos online como esse do Gilson Augustinhaki  do Salão Lucrativo (Whats Beauty Marketing)


E então, agora que você já sabe os cinco passos importantes para fidelizar clientes no WhatsApp, vamos colocá-los em prática?

 

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